Você sabe o que é uma Fissura Anal?
Existe uma doença orificial (doença que acomete o ânus) chamada FISSURA ANAL.
Essa fissura pode ser ocasionada por alguns fatores, como prisão de ventre, quando faz-se muita força para evacuar e as fezes estão muito endurecidas e, com isso, acontece um trauma na borda do ânus, similar a um corte.
A isso chamamos de FISSURA!
Outra causa seria a HIPERTONIA do esfíncter interno do ânus, ou seja, uma HIPERCONTRAÇÃO de um dos músculos responsáveis pela continência anal.
Diante dessa condição, o paciente tem dificuldade para relaxar a musculatura do ânus no momento da evacuação e isso pode favorecer o aparecimento das fissuras anais.
Para tratarmos as fissuras, precisamos agir na causa, ou seja, regularizar o hábito intestinal e também diagnosticar essa possível hipercontração da musculatura.
Para isso, lançamos mão do exame chamado MANOMETRIA ANORRETAL, um exame simples, indolor, sem necessidade de preparo ou sedação.
A regularização do hábito intestinal se dá principalmente através do aumento do consumo de fibras na alimentação, aumento da ingesta de líquidos e por meio da prática regular de exercícios físicos.
Outras medidas também podem ser adotadas para auxiliar no momento da evacuação, como evitar esforço excessivo, não segurar a vontade de evacuar e também a utilização de um suporte para os pés em frente ao vaso no momento da evacuação.
Outro aspecto importante seria a forma de realizar a higiene da região após a evacuação, isso porque o uso de papel higiênico está relacionado a uma piora do quadro.
O ideal seria sempre lavar com água e sabonete próprio para o ânus ou sabonete neutro de glicerina, sem esquecer de secar bem a região após. Na impossibilidade de lavar, pode-se usar como alternativa lenços umedecidos (sem álcool nem fragrância), lembrando também de secar a região após.
Concomitantemente a essas mudanças na alimentação e de higiene, podemos utilizar algumas medicações e pomadas para auxiliar na diminuição da inflamação local e também na cicatrização da fissura.
Para saber quais medicamentos e pomada ideais, é imprescindível se consultar com um especialista para um exame físico e diagnóstico adequados!
No caso da hipertonia do esfíncter interno do ânus, ou seja, da hipercontração da musculatura anal, podemos tratar de duas formas:
- Cirurgicamente, através da enfincterotomia lateral interna, ou
- Através do botox anal (clique aqui).
Converse sempre com seu médico para entender as opções no seu caso.
Se precisar de ajuda, entre em contato comigo.
Dra. Marília Marcelino – Coloproctologista
CRM SP 170373
Uma resposta